quarta-feira, 19 de junho de 2019

Feriado de Corpus Christi: o que se comemora nessa data, afinal?






Conheça a origem histórica da celebração – e o método confuso por meio do qual se decide em que dia ela vai cair.


O Corpus Christi é um feriado sempre bem-vindo: ele quebra o jejum de feriados nacionais que acomete o país depois de 1º de maio, quando se celebra o Dia do Trabalho. Sem contar que ele acontece em junho, época das aguardadas festas juninas – e, vamos combinar, passar uns dias longe do trabalho não faz mal a ninguém, né?
Mas por que, todo ano, em alguma quinta-feira de junho, ganhamos uns dias de folga? Bom, se você não é muito religioso, talvez precise se interessar um pouquinho para entender a origem desse feriado, celebrado desde 1264.
O nome da efeméride já dá pistas sobre o que ela significa: corpus Christi, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. A data é usada pelos católicos (e alguns cristãos anglicanos) para lembrar a morte e a ressurreição de Jesus.
E por que junho? A comemoração acontece exatamente 60 dias após a Páscoa, mas o feriado se dá sempre em uma quinta-feira – a Última Ceia, o jantar derradeiro de Jesus com seus discípulos antes de morrer, teria acontecido nesse dia da semana. Segundo a Bíblia, foi nessa ocasião que Cristo disse que o pão simboliza seu corpo e o vinho, seu sangue. Por isso, esses dois ingredientes representam as cerimônias de Corpus Christi.
O que determina em qual quinta-feira do mês acontecerá o feriado é outra data do calendário cristão: o Domingo da Santíssima Trindade. A quinta seguinte a esse domingo será o Corpus Christi. O tal Domingo da Santíssima Trindade é sempre o domingo seguinte ao Pentecostes – que, por sua vez, ocorre 50 dias após o domingo de Páscoa.
Embora a escolha do dia da semana – quinta-feira – tenha um significado simbólico, associado à Santa Ceia, o fato desta quinta-feira vir após o Domingo da Santíssima Trindade parece ter sido determinado arbitrariamente. Dê só uma olhada no documento do papa Urbano IV, em que ele institui a data.
No Brasil – assim como em outros países majoritariamente católicos, como Portugal e França – o Corpus Christi é um feriado nacional. O costume de celebrar a data veio com a chegada dos portugueses no século 16 e até hoje é uma tradição em cidades de todo o país, como Ouro Preto (MG), Paraty (RJ) e Pirenópolis (GO). O ritual envolve enfeitar as ruas com tapetes feitos de serragem tingida, palha, areia e outros materiais.
A história do Corpus Christi
A comemoração entrou no calendário da Igreja Católica no século XIII, por decisão do papa Urbano IV, que liderou a Igreja entre 1261 e 1264. Mas ele não fez isso da própria cabeça.
Uma freira belga chamada Juliana de Mont Cornillon teria sido uma das responsáveis por inspirar o pontífice. Segundo historiadores, a jovem dizia ter visões e sonhos que foram interpretados como sinais de que a Igreja precisava celebrar devidamente a eucaristia – isto é, a morte e a ressurreição de Cristo, para os católicos.

Outro acontecimento que teria motivado o papa da época a instituir o Corpus Christi foi um suposto milagre que aconteceu após um encontro, em Roma, de Urbano IV com um sacerdote da Boêmia (que hoje inclui regiões da Alemanha, da Polônia e da Áustria). Enquanto voltava para casa, o sacerdote parou em Bolsena, na Itália, para uma cerimônia da eucaristia. Durante o ritual, uma hóstia teria jorrado sangue.
O episódio ficou conhecido como Milagre de Bolsena e, quando chegou aos ouvidos do papa, ele decidiu oficializar a criação do Corpus Christi. A data se popularizou durante o século seguinte e virou uma das principais festas de países adeptos do catolicismo. Nossa paz de espírito agradece.
 Fonte: Revista Superinteressante

Como surgiram as festas juninas?


           
A origem dos festejos juninos no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos




As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão.
Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10.
Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”, diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram.
É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
PUBLICIDADE



Arraial Junino Multicultural
Tradições européias e indígenas se misturam nessas divertidas comemorações

Dança à francesa
A quadrilha tem origem francesa, nas contradanças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma seqüência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas
Recado pela fogueira
A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos e indígenas, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida
Sons regionais
As músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro (“Capelinha de Melão”) e Lamartine Babo (“Isto é lá com Santo Antônio”) fazem sucesso em volta da fogueira
Abençoadas simpatias
Os três santos homenageados em junho – Santo Antônio, São João Batista e São Pedro – inspiram não só novenas e rezas, como também várias simpatias. Acredita-se, por exemplo, que os balões levam pedidos para São João. Mas Santo Antônio é o mais requisitado, por seu “poder” de casar moças solteiras
Comilança nativa
A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, quentão, pipoca e outras gostosuras

Fonte: Revista Superinteressante



terça-feira, 4 de junho de 2019

Música

Música...

> Autor: Jorge Freire > Categoria: CuriosidadesMúsica
·          
·          
·          
Abajur cor de carne ou carmim? Certamente você já deve ter escutado a música Menina Veneno em um milhões de versões, certo? A música é do cantor e compositor inglês Ritchie. Porém todos tinham uma dúvida sobre o que Ritchie falava em uma parte da música:
Meia-noite no meu quarto ela vai subir
Ouço passos na escada, vejo a porta abrir
abajur cor de carne, o lençol azul
Cortinas de seda, o seu corpo nu
Cor de carne? Para muitos é cor de carmim. Na letra da música está claro que é cor de carne, mas mesmo assim todos acham estranho….até agora.

Em uma conversa pelo Twitter, Ritchie colocou no fim essa dúvida. Sim, é COR DE CARNE:

Ou seja, Jovens Padawans, podem dormir tranquilos agora 
E se você não conhece a cor de carne, é essa aqui:





Curiosidades




87 fatos curiosos para pessoas que amam curiosidades




Confira:
1 – A primeira webcam filmou uma cafeteira. Ela permitiu que pesquisadores de Cambridge monitorassem a situação do café sem que tivessem que deixar suas mesas.

2 – Entre 1912 e 1948, competições de arte faziam parte das Olimpíadas. Havia medalha para as categorias: arquitetura, música, pintura e escultura.

3 – Todo o estado de Wyoming, EUA, tem apenas duas escadas rolantes.

4 – O símbolo “&” é formado a partir das letras “e” e “t”, et é a palavra latina para “e”.

5 – Os corvos em cativeiro podem aprender a falar melhor do que os papagaios.

6 – O ator que estava dentro do R2-D2 odiava o rapaz que interpretava o C-3PO, chamando-o de “o homem mais rude que já conheci”.

7 – É um mito que nenhum floco de neve é exatamente o mesmo. Em 1988, um cientista encontrou dois cristais de neve idênticos. Eles vieram de uma tempestade em Wisconsin.

8 – Quando a Disney foi inaugurada em 1955, o design da “Tomorrowland” foi projetado para que essa área do parque parecesse estar em um ano do futuro distante: 1986.

9 – Antes que George W. Bush assumisse o cargo, alguns funcionários de Clinton examinaram os escritórios da Casa Branca e removeram a tecla “W” de mais de 60 teclados.

10 – Quando a última locadora “Blockbuster Video” fechou as portas em novembro de 2013, o último filme a ser alugado foi a comédia apocalíptica “É o Fim”.

11 – A palavra alemã “kummerspeck” significa o excesso de peso obtido com o excesso de calor emocional. Literalmente seria “toucinho de dor”.

12 – Em 1939, o sobrinho de Hitler escreveu um artigo intitulado “Por que eu odeio meu tio”. Ele chegou aos EUA, serviu na Marinha e instalou-se em Long Island.



13 – De acordo com uma análise da FiveThirtyEight, 44% das pinturas de Bob Ross contêm pelo menos uma “pequena nuvem feliz”.


14 – Em um dia de abril de 1930, a BBC informou: “Não há notícias”. Em vez disso, eles tocaram música de piano.

15 – A música de Johnny Cash chamada “A Boy Named Sue” foi escrita pelo autor infantil Shel Silverstein.

16 – Ben & Jerry aprenderam a fazer sorvete fazendo um curso à distância de US$ 5 oferecido pela Penn State. (Eles decidiram dividir um curso.)

17 – Na década de 1970, a Mattel vendia uma boneca chamada “Growing Up Skipper”. Seus peitos cresciam quando seu braço girava.

18 – Antes de Sally Ride se tornar a primeira mulher americana no espaço, um repórter perguntou: “Você chora quando as coisas dão errado no trabalho?”

19 – Na década de 1980, o cartel Medellín de Pablo Escobar gastava US$ 2.500 por mês em elásticos apenas para guardar todo seu dinheiro

20 – O inventor da AK-47 disse que desejaria ter inventado algo para ajudar os agricultores ao invés da arma — “por exemplo, uma cortadora de grama”.

21 – O Banco do Vaticano é o único banco do mundo que permite que usuários do caixa eletrônico realizem transações em latim.

22 – James Avery (“Tio Phil” no seriado “Um Maluco no Pedaço”) era a voz do Destruidor no desenho das Tartarugas Ninjas.



23 – Nos restaurantes da rede Fatburger, você pode pedir um lanche chamado “Hipócrita” — um hambúrguer vegetariano coberto com tiras crocantes de bacon.

24 – Quando perguntado quem possuía a patente sobre a vacina contra a poliomielite, Jonas Salk disse: “Bem, as pessoas. Não há nenhuma patente. Você poderia patentear o sol?”

25 – O editor Bennett Cerf desafiou o Dr. Seuss a escrever um livro usando menos de 50 palavras diferentes. O resultado? Green Eggs and Ham.

26 – Pepinos de mar comem com os pés.

27 – Um suspeito de homicídio foi condenado depois que a perna quebrada de um gafanhoto no bolso de sua calça acabou por ser uma combinação perfeita para um inseto encontrado perto do corpo da vítima.

28 – Após uma votação on-line em 2011, a Toyota anunciou que o plural oficial de Prius era Prii.

29 – A doença de Lyme recebeu esse nome devido à cidade de Lyme, Connecticut, onde vários casos foram identificados em 1975.

30 – William Faulkner recusou um convite de John F. Kennedy para jantar na Casa Branca. “100 milhas de distância é um longo caminho a seguir para comer”, disse ele.

31 – Em 1907, uma campanha publicitária do Sucrilhos Kellogg ofereceu uma caixa gratuita de cereais a qualquer mulher que desse uma piscadela com os olhos dentro de sua mercearia.

32 – O ato de colocar o dedo no nariz obsessivamente é chamado de rinotillexomania.

33 – A autobiografia de 1988 de Michael Jackson, “Moonwalk”, foi editada por Jacqueline Kennedy Onassis.



34 – Na versão inicial do The Wizard of Oz, o fiel companheiro de Dorothy, Totó, foi substituído por uma vaca chamada Imogene.

35 – A condição de nunca ficar nu de Tobias Fünke em “Caindo na Real” é real. É chamado de “gimnofobia” — o medo dos corpos nus.

36 – O vizinho maligno de Andy, Sid, de Toy Story, retorna brevemente como o homem do lixo no Toy Story 3.

37 – Jacuzzi é um nome de marca. Você também pode comprar banheiros e colchões da mesma marca.

38 – Durante um episódio de 2004 da Vila Sésamo, o Come-come disse que antes de começar a comer biscoitos, o nome dele era Sid.

39 – Roger Ebert e Oprah Winfrey tiveram alguns encontros em meados da década de 1980. Foi Roger quem a convenceu a começar seu programa de entrevistas.

40 – Fredric Baur inventou a embalagem da Pringles. Quando ele faleceu em 2008, suas cinzas foram enterradas em uma dessas.

41 – O Toxotidae retira suas presas dos ramos de folhas por meio de rajadas de cuspe.

42 – Realmente havia um capitão Morgan. Ele era um pirata galês que mais tarde se tornou o tenente governador da Jamaica.

43 – Em 1961, Martha Stewart foi selecionada pela revista Glamour como uma das “10 colegiais mais bem vestidas”.

44 – No casamento de 1905 de Franklin e Eleanor Roosevelt, o presidente Teddy Roosevelt que acompanhou a noiva até o altar.



45 – Desculpe, papais. Mas, de acordo com a página de FAQ da NASA, “não há planos neste momento para enviar crianças para o espaço”.

46 – Deus e Jesus são os únicos personagens dos Simpsons com um conjunto completo de dedos das mãos e dos pés.

47 – A soma de todos os números em uma roleta é 666.

48 – Apenas um McDonald’s no mundo todo tem a cor turquesa. Funcionários do governo de Sedona, Arizona, achavam que o amarelo ficaria ruim com a rocha vermelha natural da cidade.

49 – Brenda Lee tinha apenas 13 anos quando gravou “Rockin’ Around the Christmas Tree”.

50 – Dolly Parton entrou uma vez em um concurso de sósias de Dolly Parton — e perdeu.

51 – Durante a presidência de Coolidge, a família da presidência tinha um guaxinim de estimação chamado Rebecca, que gostava de brincar na banheira da Casa Branca.

52 – Depois que OutKast cantou “Shake like a Polaroid picture” (agite como uma imagem da Polaroid), a Polaroid lançou esta declaração: “Agitar ou acenar pode realmente danificar a imagem”.

53 – Em 1968, na tirinha de jornal Minduim, Snoopy treinou para se tornar um campeão de queda de braço. No final, ele foi desqualificado por não ter polegares

54 – Por US$ 45, o Departamento de Gravação e Impressão dos Estados Unidos irá vender-lhe um saco que pesa 5 libras com um valor de US$ 10.000 da moeda dos Estados Unidos desfiada.

55 – Antes de seguir com Blue Devils, a Universidade de Duke considerou os apelidos Blue Eagles, Royal Blazes, Blue Warriors e Polar Bears.



56 – Por um dia em 1998, a cidade de Topeka, Kansas, renomeou-se “ToPikachu” para marcar a estréia de Pokemon nos EUA.

57 – Antes de definir o nome dos Sete Anões que conhecemos hoje, a Disney também considerou nomes como: Convencido, Sem graça, Arroto, Surdo, Enferrujado e Horrível.

58 – Herbert Hoover era técnico da equipe de futebol de Stanford. No primeiro jogo de Stanford-Cal em 1892, ele esqueceu de trazer a bola.

59 – O salsicha da série Scooby-Doo se chama Norville Rogers.

60 – Se você abrir os olhos em uma sala negra, a cor que você verá é chamada ‘eigengrau’.

61 – Em 1965, um subcomitê do Senado americano previu que em 2000, os americanos só trabalhariam 20 horas por semana com sete semanas de férias.

62 – Existem aproximadamente 70 ingredientes no McRib.

63 – Um bebê pode custar aos novos pais 750 horas de sono no primeiro ano.

64 – A mãe de Winston Churchill nasceu no Brooklyn.

65 – O Brasil não conseguiria enviar seus atletas para as Olimpíadas de 1932 em Los Angeles. Então eles carregaram o navio com café e o venderam ao longo do caminho.

66 – Antes de Stephen Hillenburg criar o Bob Esponja, ele ensinava biologia marinha.



67 – A primeira classe de graduação do Estado do Novo México em 1893 tinha apenas um estudante — e ele foi baleado e morto antes da formatura.

68 – George Washington insistiu para que fosse adicionado um litro de cerveja como parte das rações diárias do exército.

69 – Quando os Territórios do Noroeste do Canadá consideraram renomear-se na década de 1990, um nome que ganhou apoio era “Bob”.

70 – O presidente Nixon estava falando na Disney World quando ele declarou sua famosa frase: “Eu não sou um ladrão”.

71 – Em 1958, Larry King bateu no carro de John F. Kennedy. JFK disse que esqueceria se King prometesse votar nele quando ele candidatasse a presidente.

72 – Antes de escrever “Jogos Vorazes”, Suzanne Collins era uma escritora de “Clarissa Sabe Tudo”.

73 – A girafa masculina determina a fertilidade de uma fêma provando sua urina. Se passar o teste, o namoro continua.

74 – Jim Cummings é a voz de Ursinho Pooh. Ele conversa com crianças doentes nos hospitais com a voz do personagem.

75 – Em 1994, dois homens entraram na Galeria Nacional em Oslo e roubaram uma versão de “O grito” de Edvard Munch. Eles deixaram um cartão postal que dizia: “Obrigado pela má segurança”.

76 – Em 1979, o Japão ofereceu à nova primeira ministra britânica, Margaret Thatcher, 20 lutadoras de karatê para proteção em uma cúpula econômica. Ela declinou.

77 – Em uma carta de 1917 a Winston Churchill, o almirante John Fisher usou a expressão “O.M.G.” (Ó Meu Deus, em português).


78 – Síndrome de Truman é uma condição mental marcada pela crença de um paciente de que ele ou ela é a estrela de um reality show imaginário.

79 – Durante o primeiro Super Bowl em 1967, a NBC ainda estava passando comerciais quando o segundo tempo começou. Funcionários pediram aos Packers que iniciassem novamente.

80 – As lontras de mar seguram as mãos uma das outras quando dormem, para não serem carregadas e se afastarem.

81 – Até 1954, os sinais de parada dos semáforos eram amarelos.

82 – Os caminhões de lixo em Taipei toca “Fur Elise” de Beethoven para que as pessoas saibam que é hora de tirar o lixo.

83 – Em 1991, Wayne Allwine, a voz de Mickey Mouse, casou-se com Russi Taylor — a voz de Minnie.

84 – O brinquedo Furby foi banido da sede da Agência Nacional de Segurança, em Maryland em 1999. Temia-se que os brinquedos pudessem repetir segredos de segurança nacional.

85 – Na década de 1880, um babuíno trabalhou como um homem de sinal por nove anos em uma ferrovia sul-africana. Ele foi pago em conhaque e nunca cometeu um erro.



86 – Quando a múmia de Ramsés II foi enviada para a França em meados da década de 1970, foi emitido um passaporte. A ocupação de Ramses? “Rei (falecido)”.

87 – Quando o mouse do computador foi inventado, foi chamado de “Indicador de posição X-Y para um sistema de exibição”.


Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Mental Floss.